Respiração

A boa voz começa com a boa respiração, As diferentes formas de canto requerem diferentes demandas vocais e também diferentes padrões de apoio respiratório com controle específico de fluxo aéreo.
 
- Inspire lentamente pelas narinas sem fazer barulho, apoiando uma das mãos na faixa acima da barriga 4 dedos abaixo do final do osso externo. Sinta as costelas aéreas se deslocarem lateralmente, sentindo também uma elevação na parte frontal.

Apoio

Para o cantor é necessário saber administrar a entrada e a saída do ar que respira. A esse controle dá-se o nome de apoio. ” Apoio, portanto, é o controle elástico e consciente da força espontânea do movimento do diafragma ao promover a expiração, com a finalidade de manter o equilíbrio da coluna de ar e aplicá-la à fonação.”

- Tomando como base o exercício anterior, segure a ar por 3 segundos e em seguida  expire ( saída do ar ) em forma de  " S " prolongado,  fazendo uma pressão leve e continua no diafragma, isso em um mesmo sopro, sem interrupção. Repita todo o movimento expirando em forma de " Z ", " X ", " F " e " V ".